domingo, 9 de agosto de 2009

A loira do corredor

Eu estava sentado à beira do corredor, excepcionalmente de casaco sobre os ombros como um gentleman urbano, de pernas elegantemente cruzadas com a mão esquerda no queixo e a direita segurando a caneta. Refletindo sobre a implantação da ditadura militar promovida por Vargas no Brasil. Um tanto mais de elegância e seria quase um Willian Bonner, me faltando apenas um terno e uma Fátima Bernardes. Foi aí que ouvi à minha esquerda, passos medidos e virei minha cabeça. O tempo ficou em slowmotion, quando me vinha uma jovem loira caucasiana, de olhos verdes semi-acirrados, marchando belamente em minha direção. Parecia comercial de xampu, seus cabelos esvoaçavam em abundância, passo a passo. Simplesmente cinematográfico. Ao chegar próximo de mim, o espaço era curto, então investi-lhe uma olhada de Jude law e afastei minha perna, outrora cruzada, pra deixar que a dama passasse antes que parasse – pois isso seria deselegante.
Com toda a sinceridade, esperei um leque de atitudes daquela jovem: Um “obrigada”, um sorriso meia-boca, um “com licença” mesmo que ainda não a atrapalhasse ou simplesmente um desprezo, considerando o fato que ela fosse fiel a um suposto namorado. Mas em vez disso tudo, ela simplesmente foi passando e ao chegar ao meu lado, abaixou a cabeça levemente, deslocou seus olhos verdes e (Nesse momento meu coração palpitou mais forte) olhou a marca do meu tênis. Não contente, andou mais três passos e olhou pra trás, pro meu tênis novamente.
Senti-me decepcionado, não pelo fato de não ter a atenção da bela jovem (Como ela, despojei outras, modéstia à parte) mas pelo fato de concretizar minhas faculdades de que essa juventude me envergonha. Por sua falta de cordialidade, educação, coleguismo e esse abismo que existe entre os valores da vida e os valores materiais. Melhor dizendo, dessa classe social que em vez de diferenciar “socialismo”, diferencia “humanos” de “humanitários”. Voltei meus pensamentos ao estado novo de Getúlio Vargas, pois senti vontade de envelhecer o mais rápido possível, mas assim encurtaria minha vida sexual, seja com jovens fúteis, seja com mulheres que sabem o que vale a pena...

Fecha aspas.